Resenha
Dimensões Pedagógicas no acompanhamento terapêutico - Contribuições do Método Danis-Bois
Clarice Nunes. Monografia, fevereiro/2010
Neste trabalho são colocadas questões, do ângulo da Pedagogia, ao acompanhamento terapêutico nos moldes do Método Danis Bois, interrogando os obstáculos que levam uma pessoa a afastarse de sua interioridade; as ferramentas pedagógicas que pretendem promover a reaproximação da pessoa acompanhada com sua verdade interna; a possibilidade de mudança das representações do adulto em processo terapêutico.
O primeiro capítulo faz uma síntese das concepções de Danis Bois, destacando: princípios, atividades pedagógicas no âmbito da terapia manual, gestual, introspectiva e verbal; os fundamentos filosóficos, anatômicos, fisiológicos e pedagógicos do método.
O segundo capítulo realiza uma leitura comparativa das propostas terapêuticas apresentadas pelo Método Danis Bois, Técnica Alexander, Eutonia e Método Feldenkrais enquanto abordagens de Educação Somática.
O terceiro capítulo, faz uma reflexão sobre dois casos de acompanhamento realizados à luz do Metodo Danis Bois, demonstrando a viabilidade de uma reeducação perceptiva, através da análise de cada caso e de uma leitura transversal dos relatos das seções em ambos os casos. Na conclusão são examinados, sucintamente, os mecanismos pelos quais uma experiencia vivida se transforma numa pedagogia original.
Para fazer o download da Monografia, clique aqui (781K.pdf).
Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.