Terapia do ser

Resenha

Anatomia Emocional
Stanley Keleman, São Paulo, Summus Editorial

Em Anatomia Emocional, o autor realiza uma profunda reflexão sobre as relações entre anatomia e sentimentos, analisando a forma individual como produto de uma ativa interação entre a história emocional pessoal e a forma genética, através de um processo contínuo pelo qual são corporificados pensamentos, emoções e experiências.

De forma instigante, o autor faz uma leitura própria da anatomia e da psicologia humanas, o que de certa forma já está indicado no título do livro. A anatomia tradicional desconsidera as emoções e a psicologia tradicional deixa de lado uma compreensão anatômica. A correlação realizada pelo autor entre anatomia e emoções é original e foi pioneira no estudo da nossa maneira de ser e de comportarmo-nos no mundo.

Keleman nos mostra com clareza que os sentimentos são um subproduto do metabolismo celular, pulsátil e peristáltico. Com interessantes ilustrações, o livro examina o desenvolvimento humano, do feto ao homem adulto, avaliando sua complexidade bípede no projeto de corpo, nas agressões à forma corporal e nos padrões corporais que evidenciam estruturas emocionais diversas.

É um livro básico para terapeutas e todos aqueles que pretendem promover a saúde numa visão integral do ser humano. Sua mensagem de que cada ser humano é único enfatiza que cada estrutura merece uma abordagem específica, já que representa a realidade somática que se reflete em nossa forma e em nosso modo de pensar, sentir e agir.


Stanley Keleman, nascido no Brooklyn, Nova York, em 1931, é diretor do Centro para Estudos de Energia em Berkely, California. Tem praticado e desenvolvido terapia somática por mais de 35 anos e é pioneiro neste estudo da vida do corpo e sua conexão aos aspectos sexual, emocional e da imaginação.

Foto: http://www.spiritcentral.com/dreams/2001.htm

Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.