Terapia do ser

Resenha

Com a Vida de Novo. Uma Abordagem de Auto-Ajuda para Pacientes com câncer
O. Carl Simonton, Stephanie Matthews-Simonton e James L. Creighton. São Paulo: Summus, 1987

Este livro foi lançado em Nova York e sua primeira edição é de 1978. Apesar de decorridos quase trinta anos, ainda é atual e de uma relevância ímpar. O livro nasceu de uma intrigante curiosidade do médico O. Carl Simonton, radiologista e cancerologista que, fazendo residência no Oregon Medical School, reparou que os pacientes que lá chegavam, com o diagnóstico de "incuráveis" reagiam de maneira muito diferente ao tratamento, alguns estabilizando o seu quadro clínico, outros chegando a eliminar completamente a doença e ainda outros definhando rapidamente. Juntamente com sua esposa e um amigo resolveu relatar a sua experiência no tratamento de centenas de doentes do famoso Cancer Counseling and Research Center em Dallas, Texas.

Interessando-se pelos estudos de biofeedback descobriu que algumas técnicas de visualização, dentre outras, ajudavam as pessoas a influenciar seus processos internos. Quando ensinadas aos doentes cancerosos, sobretudo em estágios terminais, ajudavam-nos a visualizar a doença em si mesmos, a destruí-la e a fortalecer as defesas naturais do corpo, ajudando-os a recuperar-se. No livro, os autores mostram como nossa reação ao stress e outros fatores emocionais podem contribuir para o início e a progressão de um câncer e como expectativas positivas, consciência e cuidado consigo mesmos podem contribuir para o controle e até a cura da doença.

Partindo do suposto de que a doença é um problema que diz respeito à pessoa como um todo (mente, corpo, emoções), os autores escrevem o livro em duas partes. Na primeira parte, intitulada A mente e o câncer, procuram convencer os leitores de que cada um de nós tem decisiva participação na própria saúde e nos processos de adoecimento, através das nossas crenças, sentimentos e atitudes diante da vida. Na segunda parte, Caminhos para a saúde, os autores mostram um programa voltado para a recuperação da saúde, que inclui desde um detalhado exame das reações do doente à doença até uma análise dos efeitos do apoio familiar. Ensinam ainda a colocar esse método de trabalho em funcionamento e analisam os efeitos obtidos em alguns anos de prática. No Brasil o método Simonton é aplicado pelo Centro Oncológico de Recuperação e Apoio, criado em São Paulo no ano de 1986.

É um livro imperdível. Merece ser lido, pois está apoiado no relato de impressionantes casos reais que emocionam, dão esperança no tratamento do câncer e mostram que a visualização não é um processo de auto-ilusão, mas de direcionamento de si mesmo para viver uma nova vida. O método de trabalho divulgado no livro pode, sem dúvida, ajudar no controle e cura de todas as doenças que dependam do aumento da defesa imunológica. Dr. Carl Simonton tem publicado em português, também pela Summus, o livro Cartas de um sobrevivente, de 1994.

Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.