Terapia do ser

Dica

Exercícios para a alma 2

  • Três vezes ao dia enuncie internamente (não importa onde estiver): " Aqui é minha casa". Verá que o lugar onde você se encontra e sua relação com ele ganham novas dimensões.
  • Quando quiser conhecer um pouco mais sobre alguém, sintonize-se com esta pessoa e imite seu jeito, sua forma de andar, gesticular, olhar, etc. Experimente as sensações, sentimentos e pensamentos que brotam a partir desses gestos e posturas. Uma nova compreensão desta pessoa poderá surgir.
  • Quando estiver com raiva, entre no quarto, feche a porta, agarre uma almofada e bata nela, estrangule-a, chute-a, xingue-a, diga tudo o que quiser, imaginando ser a pessoa com quem se sente indisposto (a). E depois, cansado(a), permaneça algum tempo em silêncio e observe o percurso feito, o que você está sentindo depois da descarga, e se houve alguma transformação em seus pensamentos e sentimentos.
  • Por um determinado período de tempo (um dia, dois, três, uma semana - escolha um período possível de ser cumprido) não fale mal de ninguém, nem de nada, nem de si mesmo, para ninguém, nem para si mesmo.
    Atenção: expressar o que não lhe agrada não é o mesmo que falar mal.
    Observe o que acontece.

Fonte: Retirado de Michel Robin. Tornando-se dançarino. Como compreender e lidar com mudanças e transformações. Rio de Janeiro: Mauad, 2004, pp. 112-113.